Minerion defendeu a eficiência da mineração na Brasmin 2025
"A mineração brasileira pode aumentar sua eficiência aliando gestão e inovação", defendeu Fábio Macedo, executivo comercial da Minerion, fornecedora de software de gestão para a indústria da mineração em sua palestra na Brasmin 2025. Ele citou como exemplo o agendamento de carga via whatsapp, que eliminou as filas de caminhões no pátio de expedição da mineradora Calcário Terra Branca, em Vila Propício, a 230 km de Goiânia (GO). A espera, antes de até 24 horas, foi reduzida a minutos.
"Com a gestão integrada e o uso de aplicativos integrados ao ERP pode-se racionalizar o fluxo de veículos, agilizar a expedição e dar velocidade à emissão das notas", disse ele. Com a combinação desses fatores a Emal, que minera calcário de Nobres (MT), carrega 600 caminhões por dia em quatro plantas. "Despacha um caminhão carregado por minuto", comentou Macedo. Da mesma forma, a Siqueira Mineração, que explora gesso na região do Araripe (PE), reduziu o tempo de expedição em 75%, de 40 minutos para 10 minutos por caminhão.
Ainda na Brasmim 2025, a Minerion montou um estande moderno, com as novas cores da marca, e levou um time de executivos para receber seus clientes (a empresa atende a mais de 350 mineradoras de todo o Brasil). Além disso, foi montado no estande uma maquete virtual de uma cava, mostrando o ERP Minerion atua diretamente na gestão de todas as áreas de uma mina.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em julho de 2025
Women in Mining Brasil - Mentoria que transforma: seja um(a) mentor(a) da 2ª edição do Programa da WIM Brasil